terça-feira, 12 de abril de 2011

OFÍCIO, MEMORANDO, REQUERIMENTO E SUAS DEFINIÇÕES

Definição da Palavra Ofício

Modelo de Ofício
Definição: o.fí.cio (lat officiu) sm 1 Cargo ou emprego. 2 Qualquer arte manual ou mecânica. 3 Encargo, incumbência. 4 Dir Comunicação em forma de carta. O ofício nada mais é que uma correspondência oficial enviada a alguém, normalmente funcionário ou autoridade pública. A diferença, em relação à carta, é que o endereçamento ao destinatário vai ao final, após o endereço do remetente, e colocado na margem esquerda.

Modelo de Ofício
Publicada em 22 de Janeiro de 2009


Modelo de Ofício | Um eficiente modelo de ofício para seu uso.


O ofício é um tipo de documento endereçada à uma autoridade com o objetivo de comunicar um fato ou realizar uma solicitação em caráter oficial.


A seguir disponibilizamos um modelo de ofício que pode ser adaptado às suas necessidades:




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OFÍCIO DE SOLICITAÇÃO


Ofício nº ___/___




Senhor (nome do destinatário)
(cargo)
(empresa ou órgão)






Eu, (nome), brasileiro, (estado civil), (profissão), inscrito no CPF sob o nº (informar), residente e domiciliado à (informar endereço), sirvo-me do presente para solicitar a Vossa Excelência (descreva sua solicitação) com a finalidade de (descrever o fim a que se deve o pedido).


Limitado ao exposto, fique com meus votos de estima e consideração.




(localidade), (dia) de (mês) de (ano)




(assinatura)
(seu nome)


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Memorando:

Definição e Finalidade
O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.
Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.
Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando.


Modelo de Memorando
Publicada em 3 de Janeiro de 2009



Modelo de Memorando | Segue um modelo de memorando para usos diversos.



O memorando é um documento utilizado para comunicação entre unidades, divisões ou setores de uma instituição ou empresa. Trata-se de uma forma de comunicação escrita e eminentemente formal, trazendo eficiência na transmissão de dados.

Abaixo, um modelo de memorando:


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MEMORANDO

Memorando nº (informar) Em, (dia) de (mês) de (ano).


Ao Senhor (indicar o nome e/ou cargo):

Assunto: Aquisição de Equipamentos de Informática.


Nos termos do plano de estratégia estabelecido na reunião mensal de julho deste ano, solicitamos a Vossa Senhoria a tomada de orçamentos para aquisição de equipamentos dos novos informática para o departamento de Recursos Humanos.

As especificações deverão ser obtidas junto a departamento de informática, e os orçamentos deverão ser apresentados na próxima reunião que ocorrerá no próximo dia 28 para deliberação.


Atenciosamente,

(assinatura)
(nome completo)
(cargo)

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O REQUERIMENTO: DEFINIÇÃO E TIPOS


REQUERIMENTO





DEFINIÇÃO DE REQUERIMENTO – petição por escrito, segundo as normas legais, na qual se solicita alguma coisa a uma entidade oficial, da justiça ou da administração.


1 – CONSIDERAÇÕES GERAIS
Dá-se o nome de requerimento a uma petição geralmente escrita, segundo as normas legais, dirigida a uma entidade oficial, da justiça ou da administração.

Intencionalidade comunicativa - Solicitar algo a que se tem direito ou se julga ter:

- obter informações sobre determinado assunto;
- solicitar providências;
- convocar uma ou mais sessões;
- obter determinado documento;
- …


Obedece a uma estrutura formal e linguística, normalizada por formulários dos serviços competentes. Deve:

- ser preenchido com clareza e perfeição;
- ser apresentado numa folha branca, ou formulário fornecido para o efeito;
- separar os diferentes pontos do texto por um espaço em branco.


Frequentemente obedece a um texto designado por “minuta” (o modelo) e, depois de preenchido, o original fica nos serviços competentes e a cópia é entregue ao requerente, após autenticação com o selo do estabelecimento.

8 comentários:

  1. bom,acho que ficou bom para começo...kkkk

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Nada a ver com o que eu aprendi no curso técnico, o que eu aprendi foi que o ofício serv para pedidos oficiais por exemplo, um pedido da minha empresa para a prefeitura. para a minha empresa poder visitar a prefeitura. isso que me foi repassado.

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    1. O ofício é um tipo de documento endereçada à uma autoridade com o objetivo de comunicar um fato ou realizar uma solicitação em caráter oficial.
      E OQUE DIZ AI?????????????

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  4. nA Lagoa Karumbu, está localizada na Lunda-Norte/Angola entre os Municipios de Lukapa e Kwilu. A Lagoa é mitica cheia de versões informativas de fontes orais sobre a historia do passado e presente valorativo do seu reconhecimento no mundo das Sete Maravilhas que, assim, coloca este local no podium classificativa das belezas naturais de Angola em 3º lugar.
    comentario de Pinto, José Fernando

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